22/06/2009

Carteiras na Moda - Mais uma matéria com a minha colaboração para o Jornal Exclusivo!


Mais do que bonitas, as carteiras ganham espaço na preferência dos consumidores por serem itens indispensáveis no dia-a-dia de qualquer pessoa. Elas podem ser cheias de repartições, ideais para quem gosta de levar consigo inúmeros cartões e documentos, ou básicas e simples, para os que preferem a discrição de um acessório que cabe no bolso. Assim como as bolsas e os calçados, estes acessórios também segue tendências de moda que para o próximo verão, de acordo com estilistas, promete ser dos couros. “O material, como sempre, estará em alta, desde o mais macio ao mais compacto e brilhante”, afirma a designer de calçados, acessórios e moda, Deise Lima (Sapucaia do Sul/RS).
Conforme a estilista, na próxima estação as peles também aparecerão foscas ou misturadas a outros materiais naturais. “Cetim e veludo também virão, principalmente, em modelos para a noite”, completa, destacando que o verniz continuará em evidência, inclusive nos tons mais vibrantes. Quanto aos modelos para as mulheres, Deise cita que as peças tendem a ser adornadas com cristais, pedrarias e bordados, além de franjas e metais, que que também estarão presentes. Em relação aos tamanhos, a designer diz que, na sua maioria, os acessórios serão compactos e clássicos. “As femininas serão pequenas com ou sem alças, mas também teremos carteiras grandes para o dia-a-dia. Modelos lembrando caixinhas, feitas para levar somente o necessário também têm espaço’’, argumenta.
Mesmo afirmando que as peças continuam democráticas quanto ao tamanho na próxima estação quente, a designer Leila da Cruz (Salvador/BA) dá um destaque especial para as maxi-carteiras, com espessura mínima e 'slim' para levar apenas aquilo que é essencial. “Vemos, também, as bolsas com alças longas sendo portadas à mão, como carteiras, provando que o uso desse acessório deixou fortes influências, contrariando a ideia inicial de que seu porte manual seria desconfortável e pouco prático’’, explica.De acordo com Leila, o matelassê continua a dar o ar de sua graça, conferindo classe às peças. “As padronagens étnicas, dentro de uma tendência maior aparecem, acompanhando inclusive, produções de festa’’, frisa. Os flocados em couro, segundo ela, proporcionam texturas especiais às peças monocromáticas e agregam valor ao produto, conferindo um apelo tátil a esse acessório que está sempre à mão. “As ferragens participam como coadjuvantes ou mesmo como protagonistas em peças onde são o único e principal detalhe ou trazem a proposta da presença 'over' desses elementos’’, complementa.Para a Leila, as cores cruas e os tons pastel permanecem, integrando uma cartela composta também por cores vibrantes como o laranja e o amarelo ouro. “O dourado continua e divide espaço com os acobreados. E o marinho também está presente no grid’’, detalha.
Já a designer Deise Lima destaca o branco e o bege como sendo as principais tonalidades. “As cores quentes serão o amarelo, alaranjado e vermelho’’, cita. Segundo a especialista, o roxo, em diferentes tons até chegar ao lilás, também será visto, porém em uma quantidade menos expressiva.Além deles, também os verdes, azuis - que vão do escuro do marinho, ao claro do turquesa - ganham espaço. O marrom, preto e cinza também ficarão em evidência e aparecem metalizados. “As cores que lembram animais e plantas serão destaque nesta estação’’.
Roberta Accioly Gerhard/Jornal Exclusivo
Link para acesso a reportagem: